top of page

Como se tornar um analista de dados

Os analistas de dados traduzem dados brutos em insights úteis e também são responsáveis ​​por coletar os dados, organizá-los e analisá-los e, em seguida, apresentar suas descobertas.

Analistas de dados estão em alta demanda e não há analistas de dados suficientes para preencher todas as posições. Pessoas com as habilidades certas podem preencher essas posições.



Parte da experiência inclui o uso de ferramentas, como Tableau e Microsoft Excel, e a compreensão de linguagens como R, SQL e Python.

Os analistas de dados trabalham muito com planilhas. (Durante as entrevistas, é comum receber uma ou duas perguntas destinadas a estimar suas habilidades no trabalho com o Microsoft Excel.)



Analistas de dados não trabalham com aprendizado de máquina


É muito comum me depara com esse tipo de situação em vaga de analista de dados, mas o conhecimento em machine learning está dentro do escopo do cientista de dados.

O analista de dados está mais concentrado em transformar os dados em insights, respondendo perguntas para a área de negocio, como:

  1. O que aconteceu?

  2. Onde aconteceu?

  3. Como aconteceu?

  4. Porque aconteceu?

Quais habilidades tenho que desenvolver?


Visualização de Dados

Você não pode subir uma escada se faltar o primeiro degrau. Da mesma forma, você não pode ser um analista de dados se não souber como coletar dados e criar uma exibição interativa para revelar um padrão neles.

Sugiro escolher uma das ferramenta citadas abaixo:

  • PowerBI;

  • Tableau;

  • Qlik.


Limpeza de Dados

A maioria dos analistas de dados gasta cerca de 80% de seu tempo limpando dados. Portanto, a limpeza de dados é uma habilidade crucial para aspirantes a analistas de dados. É o processo de correção ou remoção de dados incorretos, corrompidos, incompletos ou duplicados em um conjunto de dados.

SQL

As linguagens de banco de dados são obrigatórias para os analistas de dados e o SQL é o primeiro passo para começar. Embora a língua tenha surgido em 1970, é ainda valioso hoje e usado por quase todas as empresas.


Microsoft Excel

Com mais de 750 milhões de usuários em todo o mundo, o Microsoft Excel ainda é uma escolha amplamente preferida entre as empresas.


Habilidade de Soft Skills

  • Pensamento Crítico: A função de um analista de dados requer pensamento crítico. Apenas reunir insights não é suficiente. Você também deve saber o que fazer com eles. Você também deve ser capaz de identificar padrões, olhar criticamente para os dados de diferentes ângulos e ver como eles resolvem um determinado problema.

  • Comunicação: Não importa o quão talentoso você seja, você não pode prosperar como analista de dados se não puder comunicar suas descobertas às pessoas. Como analista de dados, você deve ser bilíngue – o que significa que deve ser capaz de falar com especialistas em termos de dados e estatísticas, bem como simplificar as coisas para pessoas que não entendem de dados.

  • Pesquisa: Você não pode ser um analista de dados de sucesso se não gostar de pesquisa. É parte integrante do trabalho de um analista de dados. Os analistas de dados geralmente realizam pesquisas para avaliar processos e mapear soluções para um problema.


Quer saber mais sobre o tema?


Treinamento gratuito para começar sua história em ciência de dados.

Descubra a estratégia exata que usamos para estudar de forma correta.





Escrito por Odemir Depieri Jr em 17/12/2022

110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page