Entenda como funciona os tipos de análise de dados.
A análise de dados desempenha um papel fundamental na compreensão das informações. Ela não só nos permite entender o que aconteceu, mas também prevê o que pode acontecer e como agir sobre esses insights. Vamos explorar quatro tipos principais de análise de dados: Descritiva, Diagnóstica, Preditiva e Prescritiva.
Análise Descritiva
A análise descritiva eu diria que é o ponto de partida. Ela se concentra em descrever e resumir dados para criar um entendimento básico do que está sendo observado. Por meio de gráficos, tabelas e medidas estatísticas, como médias, desvios padrão e frequências, a análise descritiva proporciona uma visão geral dos dados.
Ela responde perguntas como:
Quem foi o responsável?
Quando aconteceu?
Onde aconteceu?
Porque aconteceu?
Análise Diagnóstica
A análise diagnóstica vai além da descrição e busca entender por que algo aconteceu. Ela examina as relações de causa e efeito nos dados para identificar padrões e correlações. Por exemplo, ao explorar dados de vendas, a análise diagnóstica pode revelar por que certos produtos têm melhor desempenho em determinadas regiões.
Ela responde perguntas como:
Por que isso aconteceu?
Qual é a causa?
Análise Preditiva
A análise preditiva se concentra em prever eventos futuros com base em padrões identificados nos dados históricos. Utilizando técnicas como modelos estatísticos, machine learning e análise de tendências, a análise preditiva pode antecipar resultados prováveis. Por exemplo, em finanças, ela pode prever tendências de mercado ou comportamento do consumidor.
Ela responde perguntas como:
O que pode acontecer no futuro?
Quais são as possíveis tendências?
Análise Prescritiva
A análise prescritiva vai além das previsões e recomenda ações específicas para otimizar os resultados futuros. Combinando análise preditiva e técnicas de otimização, a análise prescritiva sugere ações para maximizar os resultados desejados.
Ela responde perguntas como:
O que devemos fazer a respeito?
Qual é o melhor curso de ação?
Qual escolher?
O uso desses tipos de análise, conforme vimos, é indicado para cada situação em específico. Porém, vale entender a maturidade de cada negócio para sua aplicação. O uso da análise descritiva é o mais comum dentro das áreas de negócios, devido à necessidade de entender o que está acontecendo naquele momento ou no passado para tomadas de decisões.
Mas não deixe de lado as outras análises. Acredito que quanto mais madura for a área de negócio, mais tipos de análises serão utilizados, melhorando as decisões de negócios.
Escrito por Odemir Depieri Jr
Fundador Data Viking, Lead Analytics Itaú.
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